Na Madeira a ver estrelas…
Estive recentemente no Funchal para um encontro de chefs em antevisão do que poderá ser a Gala do Guia Michelin Portugal 2026 que se realizará naquela cidade. Conheço a Madeira desde 1977 e depois fui aí por diferentes ocasiões. Recentemente deu-me uma “birra” e estive vários anos sem visitar o arquipélago. Felizmente que me empurraram para esta estadia. Soube-me bem e poderei retomar o hábito de voltar. Neste momento há vários chefs que conheço e foi muito agradável reencontrá-los.
Não irei escrever sobre os encantos destas ilhas. Desta vez virei-me para o património cultural sendo agradavelmente surpreendido pelo Museu Etnográfico da Madeira e pelos excelentes livros com Recolhas Etnográficas, Cadernos de Campo, tendo adquirido alguns, faltando-me agora espaço em minha casa para a dúzia de livros que comprei. Confortavelmente hospedado no The Views Baía Hotel, estive em vários restaurantes e, para os mais curiosos, podem visitar a minha página de Instragram: @virgilio_santos_nogueiro_gomes.
A grande refeição será descrita nesta crónica, servida no restaurante “DESARMA”, no último piso do hotel, tendo vistas privilegiadas em toda a volta e em especial para a infinidade de mar com o porto a sinalizar. Em volta do hotel temos em permanência os presépios naturais sendo que, à noite, têm outro encanto.
Eis a valorosa equipe de chefs que nos serviu o jantar dia 21 de outubro de 2025:
Da esquerda para a direita: CÉSAR VIEIRA, restaurante AUDAX; BENOIT SINTHON, restaurante IL GALLO D’ORO; JOÃO LUZ, restaurante AVISTA; OCTÁVIO FREITAS, anfitrião e restaurante DESARMA; e RUI PINTO restaurante do AVISTA ASIA.
Eis o menu Madeira Stars Collection:
Espada Curada. Texturas de Cenoura
Chef Octávio Freiras
Pão de Trigos Ancestrais. Manteiga Envelhecida
Enchidos Marítimos
Chef Octávio Freitas
Pargo Curado. Castanha. Maracujá
Chef César Vieira
Foie Gras. Broa de Mel. Maracujá. Banana
Chef João Luz

Carabineiro. Folha Verde by Gallo D’oro
Chef Benoit Sinthon
Royal de Funcho. Caviar Imperial
Chef Octávio Freitas
Pregado. Pepino. Kombu-Sake. Ovas de Truta
Chef Rui Pinto
Black Angus. Creme de Cebola. Trufa. Caracol de Cebola
Chef Octávio Freitas
Framboesas. Iogurte. Chocolate Rubi
Chef Octávio Freitas
Calhau de Chocolate. Banana da Madeira
Chef Octávio Freitas
Para acompanhar esta deslumbrante refeição foram servidos os seguintes vinhos:
António Maçanita, Caracol Dos Profetas Uva Passa
Octávio Freitas Winery, Galatrixa, Branco, 2023
Fita Preta, Palpite, Branco, 2023
Textura, Pura, branco, 2022
Alves de Sousa, Quinta da Gaivosa, 2021
Barbeito, Bastardo 20 anos
Permito-me, como já é meu hábito, não descrever em detalhe os pratos servidos. Para aqueles que forem ao Funchal, levem a indicação dos restaurantes e tentem degustar o que acima se apresenta. Se não fosse bom, excelente, não publicaria!
Boas férias na Madeira e Bom Apetite!
© Virgílio Nogueiro Gomes