Bolo das Rosas

floresbolo1

O Bolo das Rosas que vos envio de presente

Pareceu-me interessante partilhar convosco a satisfação de, no meu Site, ter ultrapassado 1 milhão de acessos. Para agradecer a todos, e celebrar em conjunto, envio uma coleção de flores por mim fotografadas e também a receita de um bolo das rosas, que não tem rosas.

flores9

Rosas

Esta receita encontra-se manuscrita no caderno de receitas de minha Mãe, mas a origem é do caderno da minha Tia Delmina que, com a minha Mãe, conspirava em felizes produções doceiras para todos nós. Decerto que as minhas primas Lurdinhas e Malanja gostarão que a invoque. Apresento as quantidades dos ingredientes ligeiramente alterados assumidas em cumplicidade com a minha irmã Lina. Devo confessar que já encontrei receitas semelhantes em outras zonas do país. A imagem do bolo é a surpresa para todos.

 

flores12

Rosas

Ingredientes

750 g de farinha
100 g de manteiga
25 g de fermento de padeiro
30 g de açúcar
1/8 lt de leite
4 ovos
125 g de amêndoa ralada
125 g de frutas cristalizadas
+ 125 g de açúcar
6 gotas de água de rosas

floresbolo2

Junta-se a farinha com 50 g de manteiga, o fermento de padeiro, o leite, os ovos inteiros, 30 g de açúcar e no final as gotas da água de rosas. Mistura-se muito bem até obter uma massa homogénea. Deixa-se a repousar, para levedar, durante cerca de quarenta e cinco minutos.

 

flores1

Findo aquele tempo estende-se a massa com um rolo, unta-se com a restante manteiga e polvilha-se com os 125 g de açúcar. De seguida polvilha-se com a amêndoa ralada e agora com a fruta cristalizada picadinha.

 

flores2

Enrola-se a massa cuidadosamente como se faz para as tortas. Este rolo parte-se em oito bocado que se colocam em forma alta e circular, previamente barrada com manteiga e polvilhada com farinha. Um dos pedaços do rolo coloca-se ao alto no centro e os outros sete em redor, também ao alto.

 

flores3

Deixam-se em repouso mais um pouco para continuem a levedar. Depois vai ao forno bem quente até que a massa fique bem cozida.

 

flores4

Depois é desenformar cuidadosamente e colocar em prato de festa, em destaque, pois deverá parecer um molho de rosas.

 

flores5

 

E que viva a festa!

 

floresreceita

Pedaço do caderno de receitas

© Virgílio Nogueiro Gomes

 

flores6

 
flores7 
 
flores8
 
 
flores10
 
 
flores11