boamesa2020 

 

Boa Cama Boa Mesa 2020

Foi esta semana, e já está disponível para venda, a edição 2020 do guia Boa Cama Boa Mesa. Trata-se de um guia de restaurantes, e unidades de alojamento, publicado pela Impresa / jornal Expresso há 17 anos e, seguramente, o melhor guia continuado que se publica em Portugal.

Como todos os guias tem classificações coincidentes, ou não, de acordo com cada leitor. No entanto temos de aceitar que cada guia tem os seus critérios, as suas regras, e tem sempre um sentido de apreciação, julgamento, para classificar os estabelecimentos incluídos, bem como os prémios de classificação especial. Confesso que este tem uma opção de escolhas qualitativas no panorama nacional de guias e, seguramente, é o guia de referência em Portugal.

A leitura deste guia deve ser feita a partir de cada capa respetivamente para restaurantes ou alojamento. A minha primeira, e especial, curiosidade vai para o capítulo Boa Mesa e os prémios dos restaurantes e chefes. Assim para os restaurantes atribuíram 4 prémios Garfo Platina, 10 Garfo de Ouro e 18 Garfo Prata, e 20 Mesas com Mérito. O prémio Chef do Ano foi concedido a Rui Paula. Em continuação do ano anterior continua a inclusão/identificação nos distritos de Faro, Lisboa e Porto de restaurantes que representam “cozinhas do mundo”.

O outro prémio que me apraz citar é o atribuído ao Restaurante G, em Bragança, que muitos saberão é a cidade de onde sou natural, conheço bem o trabalho desta segunda geração da família Gonçalves / Geadas que revela a heranças dos saberes com sabores, e uma evolução perfeita, repetindo a classificação do ano anterior, mantendo-se nos Garfo de Ouro, e que mantém, também, 1 estrela Michelin.

Para ver as restantes classificações é bom adquirir o guia, e confirmar os resultados com uma visita. Um guia para ter sempre por perto e, em especial, para descobrir os encantos deste país, para comer e dormir.

© Virgílio Nogueiro Gomes