histiriadospaladares 

Título: História dos Paladares - Sedução

Autor: Deana Barroqueiro

Editora: PRIME Books

ISBN: 9789896554293

Surgiu-me, inesperadamente, este volumoso livro que foi uma leitura agradável durante a semana passada. Não conhecia a autora, e talvez por isso, dediquei-lhe uma atenção especial.

Este é o primeiro volume de “História dos Paladares” com o subtítulo “Sedução”. Do Prefácio transcrevo: A erudição muitas vezes tolhe o espírito, pois provoca sobrecargas incontroláveis. Felizmente, Deana Barroqueiro é uma sábia fecunda que, depois de décadas de uma vida profissional dedicada aos alunos e a uma cidadania activa, prossegue essa mesma dedicação à grei oferecendo-nos pedaços da sua sabedoria. … A melhor forma de agradecermos a sua generosidade é lermos o seu texto para nos enriquecermos… Só isto bastaria para definir a autora!

O livro tem onze capítulos e a estrutura que lhe arquitetei nada tem de convencional, na pena da própria autora. Ora esta forma de organizar o livro é uma das atrações da obra. Mas primeiro, antes dos capítulos anunciados, tem um conjunto de textos aos quais chama “História do Paladar”: No princípio era o gosto…; Paladares Planetários; Paladares Míticos; Paladares Primordiais; Paladares Ancestrais; Paladares Mediterrânicos; Paladares Científicos e Paladares Certificados. Seguem-se agora os onze capítulos que não irei anunciar, pois são 488 páginas de puro prazer de leitura e aprendizado.

Quem gosta de entender a história da alimentação através de receitas tem duzentas e cinquenta para se distrair e comer, com a vantagem de dispor no final de um índice alfabético. Estas receitas estão integradas nos textos como que a ilustrá-los. E as histórias vêm desde as tradições populares à cozinha mais requintada. Trabalhadas com o mesmo nível para o conhecimento e ambas integradas nos conceitos de que a alimentação é, de facto, Património Imaterial da Humanidade.

Surpreendente este livro com uma escrita clara e compreensível, e que revela o estudo e grande critério de investigação da autora, a quem envio os meus Parabéns. Se já temos o primeiro volume, lido com muito entusiasmo, o segundo “Perdição” já nos abre o apetite e apetece perguntar quando o teremos.

Este é um livro que seguramente recomendarei aos meus alunos.

© Virgílio Nogueiro Gomes

Compra através da Editora PRIME BOOKS