apicius1

Título: O Livro de Cozinha de Apício

Autora: Inês de Ornellas e Castro

Editora: Relógio D’ Água

Estamos perante uma nova edição do texto que foi a tese de mestrado da autora. Só que, desta vez, uma edição melhorada e com complementos que a tornam num manual de consulta obrigatória para quer conhecer história de alimentação.

A tradução da obra “De re coquinaria”, de Apício, é muita engrandecida e valorizada pelos comentários, um conjunto de textos que valem só por isso a publicação. Os textos que constituem a Introdução são um verdadeiro estudo sobre a obra do receituário do livro mas, e especialmente, sobre o autor, sobre a alimentação da época e a caracterização alimentar daquele tempo. Contém textos Em Torno de Apício e do De Re Coquinaria, Um Povo «Vegetariano», a Helenização Gastronómica, o Paladar Romano, sobre os alimentos por Frutos e Legumes, Cereais: Pão e Massas, Ovos, Leite e Queijo, Carne, Peixes, Mariscos e Moluscos, Condimentos, e Vinhos, e ainda sobre Alimentação e Civilização, Do Sagrado ao Profano na Liturgia da Mesa, Local e o Ambiente do Repasto, As Refeições (a cena e a comissatio), Ostentação, Alimentação, Moda e Espectáculo, Higiene e Doenças Alimentares, Afrodisíacos, e De  Apício Até Nós. Todos estes textos dispõem de Notas que enriquecem e ajudam a entender melhor a época, e as circunstâncias deste receituário.

Segue-se a apresentação das receitas e também com notas que as valorizam e explicam alguns detalhes sobre os produtos como por exemplo o azeite, os marmelos ou as uvas.

O livro termina com um conjunto que ajudam a leitura ou a procura seletiva nos Excertos de Apício pelo ilustre Vindário, na Lista de Pratos, no Vocabulário de Culinária e a apresentação de um conjunto de Algumas Receitas Actualizadas.

Parabéns à autora, que já nos habituou a trabalhos de um rigor e seriedade no campo da investigação sobre História da Alimentação. Livro obrigatório para os curiosos e, especialmente para quem estuda.

© Virgílio Nogueiro Gomes