Nova Receita de Repolgas

 

 

repolg0 

O período de quarentena velou-me a comer em casa, diariamente. Eu, um viciado em comer fora de casa e a apreciar o serviço dos restaurantes dos quais tenho muitas saudades. Como comia em casa, e também para me distrair fui fotografando e colocando as refeições no Instagram. Muitos seguidores me pediam para publicar as receitas…. Lá cedi a semana passada com a receita de um Empadão de Peixe.

Hoje lembrei-me de preparar um dos cogumelos que mais aprecio e que fazem parte das minhas boas memórias de ter vivido em Bragança. Já escrevi sobre a receita da minha Mãe e que podem reler clicando aqui. As repolgas são um cogumelo de nascimento espontâneo na natureza, mas hoje há grande produção de cultura. Conhecidos nas zonas urbanas como “pleurotus”, sua designação comercial, o nome vem da sua identificação científica de “pleurotus ostreatus”. São constituídas por um “chapéu”, que mais parece uma concha plana, e um pé que sendo grande ou grosso se pode eliminar do consumo por correr riscos de, ao ser confecionado, ficar mais duro. O seu sabor é leve, e por isso ser fácil de as misturar com outros alimentos.

 repolg1

Repolgas retiradas da embalagem

As que eu me habituei a comer, desde criança, eram de cultura, em tenda coberta de chapa e terra batida como chão, e vários troncos de olmos, ou negrilhos, estavam dispostos e deitados e que eram aconchegados com terra até um palmo de chão. Eram diariamente regados, e em tempo quente repetia-se a rega por duas ou três vezes. A sua produção era muito limpa e as repolgas depois de colhidas bastava limpá-las com um pano húmido. O meu avô materno tinha muita dedicação a esta cultura e sempre que o visitava para uma refeição, havia sempre repolgas à mesa.

Guisado de Repolgas - Ingredientes

200 g de Repolgas

3 dentes de alho

2 colheres de sopa de Azeite

2 Ovos

1 chouriça de Bragança

Vinagre de vinho

Gengibre em pó

Salsa

Pimenta Verde em grão

repolg2

Primeiro tem-se o cuidado de lavar bem as repolgas, em várias águas, juntando um pouco de vinagre de vinho. Depois as maiores rasgam-se com as mãos para lhes reduzir o tamanho.

 

repolg3

Coloca-se uma frigideira alta, ao lume, com o azeite, alho picado e 6 rodelas de chouriça de Bragança picada. Deixa-se refogar até que o alho fique transparente.

 

 

 

 

repolg4

Juntam-se as repolgas, polvilham-se com gengibre em pó e a pimenta verde pisada grosseiramente no almofariz, e deixam-se a refogar, tendo em atenção que largam muita água.

 

 

repolg5

Quando as repolgas estiverem cozidas juntam-se os ovos batidos e salsa picada, e mexer bem. Estes ovos vieram diretamente da capoeira da minha amiga Carmo Brito.

 

 

 

 

repolg6

Colocar em prato e polvilhar com salsa picada.

Bom Apetite!

© Virgílio Nogueiro Gomes