Caldo Verde, e uma receita

Possivelmente a sopa mais famosa de Portugal, e quase um ícone das nossas cozinhas. Porque se chama caldo ao Caldo Verde? Será que se começou a confecionar apenas após o aparecimento da batata? Ou seria anteriormente confecionado com castanhas? Parece indiscutível que tenha nascido no Minho. Todos os manuais de cozinha portuguesa apresentam a sua receita. Mas vamos encontrar várias versões, variando estas na forma de fazer o caldo de base, o tempo de cozedura das couves, o pão que acompanha e o tipo de chouriço utilizado. Não querendo reproduzir receitas já publicadas, refiro que o inventário guloso e sábio de Maria de Lourdes Modesto apresenta apenas receitas do Minho e Alto Douro, e da Beira Alta.

 

 

0caldoverde1

Caldo Verde do Restaurante Zé da Calçada em Amarante

Permito-me descrever a forma como era confecionado em minha casa transmontana. Se era inverno e havia lareira com pote de três pés, com água permanente e ossos do presunto, usava-se essa água que já tinha tempero. Depois colocava-se um pedaço de toucinho, batatas cortadas aos cubos, cebolas às rodelas e alguns dentes de alho. Deixava-se cozer tudo muito bem. Depois reduzia-se este caldo a creme com tudo muito bem passado, e deixava-se próximo do lume. À parte cortava-se a couve muito fina em “caldo verde”. Preparava-se uma terrina colocando as couves no fundo, colocava-se uma rodela do melhor chouriço por cada conviva, e então colocava-se o creme de batata que estava ao lume. Mexia-se um pouco para misturar as couves. Estas não chegavam a cozer e o caldo ficava verde. Depois desta operação regava-se com azeite cru, do melhor. Ia à mesa para servir, acompanhado de fatias de pão de mistura ou pão de centeio.

 

 

0caldoverde6

Caldo Verde do Restaurante Dona Isilda em Palmela

Desta descrição destacam-se outras variantes sendo que o tempo de cozedura das couves é muito importante e identificadora. Por vezes, o caldo verde reaquecido para a refeição seguinte chamava-lhe “castanho” pois não se via nem se sentia a verdura da couve. Outro elemento diferenciador é o chouriço ou chouriça. Cada região usa o seu. O terceiro elemento diferenciador é o pão. Se no Minho é sempre broa de milho, em Trás-os-Montes será pão de mistura ou de centeio e seguramente o pão mais consumido nesse território. Infelizmente vem, por vezes, um pão instantâneo resultado de um mix farinhento ao qual se junta água e alguns supõem que é pão.

 

 

 

 

0caldoverde7

 

Caldo Verde do Restaurante Belmiro, Lisboa

Recentemente apresentei livros publicados no estrangeiro que apresentam receitas supostamente “à portuguesa”. Desta vez apresento um bom exemplo, de uma revista, sobre o nosso Caldo Verde que espero lhe tenha feito boa propaganda. Na revista HOLA, no nº 3957 de 3 de junho de 2020 fui agradavelmente surpreendido com um texto, entrevista com a Princesa Carla Royo-Villanova, casada com o príncipe Kubrat da Bulgária, que termina com a sugestão de uma receita de Caldo Verde. Uma boa divulgação deste nosso prato.

 

 

 

0caldoverde3

Parte de página da revista HOLA de 3 de junho de 2020

Não se esgotam os apontamentos sobre o Caldo Verde, apesar de pouco sabermos quem o terá inventado, ou quando começou a sua prática no consumo. Parece sim um ícone nacional apesar das variantes em cada região. Será que se chama caldo porque não se introduzia o pão? Ainda hoje me consolo com alguns pratos dos quais apetece “apanhar” mais molho, e com um pedaço de pão limpar o prato, e fazer uma “sopinha”.

 

 

 

0caldoverde2

Caldo Verde de © Adriana Freire

Vejamos a minha RECEITA:

Caldo Verde Ingredientes: 200 g de couve galega; 500 g de batatas; 1 cebola grande; 1 dente de alho; 100 g de toucinho; 1,5 dl de azeite; 1 chouriça de carne; Sal

Preparação: A couve corta-se muito fininha. Atualmente já se vende cortada na maioria dos mercados. Depois de descascadas, colocam-se as batatas com água ao lume, junta-se a cebola cortada às rodelas, o alho picado fininho e junta-se o pedaço de toucinho inteiro. Depois de as batatas estarem cozidas, retira-se o pedaço de toucinho e reduz-se o caldo a puré pisando as batatas e as cebolas, e mantém-se bem quente.

Numa terrina de ir à mesa, coloca-se no fundo a couve cortada e a chouriça de carne, cortada às rodelas. Despeja-se o caldo das batatas na terrina e dá-se uma mexedela rápida com um garfo, regando-se depois com o azeite. Está pronto a ser servido.

Esta era a forma como se confecionava o caldo verde em minha casa. A couve tinha de ficar crua (verde), a dose de chouriça era generosa. O pão que acompanhava era o de centeio.

 

 

 

0caldoverde4

Caldo Verde versão finger Food por Alexis Gregório

Os tempos modernos também chegaram ao caldo verde em duas versões de finger Food, numa criação do saudoso Chef Alexis Gregório para a Adega Machado, para um cocktail de vésperas de Santo António.

 

 

 

0caldoverde5

Caldo Verde versão moderna em Vila Verde

Também a Escola Profissional Amar Terra Verde, de Vila Verde, criou esta versão moderna, como uma espécie de pastel, sendo que a massa externa é de pão com chouriço e no interior o caldo de batata com a couve.

Bom Apetite!

© Virgílio Nogueiro Gomes