Portugal e à portuguesa
Depois da publicação do meu livro À Portuguesa: Receitas em Livros Estrangeiros até 1900, Marcador, 2021, continuei com o registo de obras que incluem receitas que mencionam Portugal ou a denominação à portuguesa. Já tenho apresentado mais alguns casos como o curioso menu dos Três Imperadores, e outras citações em livros.
Foi publicado em 2022, pela editora Taschen, com edição de Jim Heimann, o livro Menu Design in Europe, de grande dimensão e com 450 páginas e com um subtítulo A Viisual and Culinary History of Graphic Styles and Design 1800-2000. Jim Heimann é Editor Executivo da Taschen America, e conhecido antropólogo cultural, historiador e colecionador. Tem várias obras publicadas sobre arquitetura, cultura pop e história de Los Angeles e Hollywood. Os textos deste livro estão em três línguas: inglesa, alemã e francesa.
Para começar tem um texto de Jim Heimann com o título “The European Menu, seguindo por outro assinado por Steven Heller e com o título “From Anticipation to Excitation, e segue-se a apresentação de menus e ilustrações associadas, sendo o primeiro menu 1844.
Capa do livro com ISBN 978 383 657 8738
Como se pode ler no título esta edição é dedicada ao design e ilustrações dos menus e por vezes não é a presentada a página na qual são apresentadas as iguarias. Possivelmente há outras obras de especialistas europeus sendo que é dada mais importância à composição da refeição, como apresentam mais variedade de menus. Trata-se, no entanto, de uma obras de referência para que quer estudar a história dos menus. Na mesma editora foi publicado outro livro em 2011 com o título Menu Design in America, da autoria de John Mariani e Steven Heller, e que contempla menus de 1850 a 1985.
Estudei todo o livro da Euro no qual encontrei denominação de receitas à portuguesa ou produtos de Portugal, sendo que apresenta dois menus portugueses.
Eis as referências que nos ligam a esse livro de forma sequencial com indicação do número da página:
,
CUNARD LINE – R.M.S. « LUSITANIA », 29 outubro de 1913, página 140
“Portugal Onions”
Compagnie Înternationale de WAGONS-LITS, agosto de 1912, página 141
« Langue de bœuf à la Portugaise »
TAVERNES GRUBER & Cº, 15 de março de 1915, página 146
“6 Huitre plat ou 12 Portugaises”
RESTAURANT DU GRAND HOTEL, menu du… 192... , página 162
Vinhos Estrangeiros « Porto », « Madère »
RESTAURANT DE L’ANE ROUGE, S/D, página 163
« Poulet Sauté Portugaise »
CAVES MONTE CRASTO, 31 de dezembro de 1938, página 222
Ementa toda em português, passagem de ano
RESTAURANTE NEGRESCO, Lisboa, Ementa de 1954, página 298
Ementa toda em português
Mais uma crónica com documentos que noz dizem respeito!
Boas leituras.
© Virgílio Nogueiro Gomes
Este livro está em venda em livrarias portuguesas, e com vendas online.