
Os avanços da ciências e dos meios de comunicação poderiam dar as mãos e apenas divulgar informações justas e distantes de preocupações publicitários que desenvolvem “desinformação” e hábitos menos convenientes para uma alimentação saudável. Eu entendo que a correria dos nossos tempos nem sempre ajuda. O cansaço e o facto de num casal trabalharem ambos, quebra um cuidado mais apurado na educação saudável e do gosto. Depois fomos invadidos por propostas aliciantes de produtos ou soluções alimentares, atrativas, mas… de fraco valor nutritivo e quantas vezes desenvolvendo a obesidade, e provocando diabetes precoces. Não sou especialista mas tenho-me preocupado em desenvolver o apetite pela nossa cozinha regional, mas com soluções ajustadas, e contrariando as famosas propostas atrativas e muitas vezes doentias.
Recentemente pude assistir à assinatura de um protocolo entre o Centro de Formação Profissional para o Sector Alimentar, na Pontinha, e as Clínicas Em Forma, de Lisboa, criando uma parceria para o estudo e divulgação de ementas e receituário para uma alimentação saudável, com sabores e apetitosa não só ao olhar como, especialmente, ao palato. Este protocolo, decerto, irá ajudar a eliminar alguns mitos em relação às dietas alimentares, como também ajudará a criar hábito de uma alimentação mais saudável.
Foi servido um alargado exemplo de iguarias que foram pensadas para dietas saudáveis. Eis alguns das sugestões do excelente bufete com que fomos presenteados nesse dia:

Várias Entradas sobre Pão de Sementes

Salada de Figos, Requeijão, Crocante de Pão de Sementes, Frutos Secos e Vinagreta de Figo

Salada de Alface, Salmão Fumado, Queijo Mozarela, Molho de Iogurte e Cebolinho

Gaspacho de Frutos Vermelhos

Papelotes de Salmão em Cama de Legumes e Ervas Aromáticas

Bifinhos de Perú Recheados com Espinafres e Crocante de Sementes, Arroz Selvagem, Cogumelos, Espargos e Batata-doce Salteada

Mousse de Maçã

Farófias com Frutos Vermelhos

Bolo de Chocolate com Creme de Soja

Muita e Saborosa Fruta
Acompanhámos com Água e Vinho. Saber beber com moderação pode ajudar o equilíbrio alimentar. É sempre tempo de aprender a comer melhor. Viva mais com alimentação saudável.
© Virgílio Nogueiro Gomes