Este hotel é um caso especial de um edifício histórico cujo luxo corresponde à carga de relatos de visitantes ilustres especialmente nos séculos XV e XVI que por aqui passaram. Sempre que aqui estive, para além da excelência do serviço hoteleiro, desperta a curiosidade para conhecer todos os espaços interiores e ir à aventura dos elementos construídos, e da Natureza, que encontramos dentro da cerca do convento. Aqui permito-me salientar a capela que serviu de repouso final a Garcia de Resende (1470-1536) e familiares. Verdadeiro homem da renascença foi cronista, poeta, músico, desenhador e arquiteto. Garcia de Resende foi seguramente o cronista, da sua época, que mais interessante relato nos deixou, e em particular a pormenorizada festa de casamento do príncipe D. Afono (1475-1491), filho de D. João II (1455-1495), e é a primeira descrição de uma grande refeição que ficou na história de Portugal.
Lápide tumular de Garcia de Resende
Mas este convento está por outras razões ligadas a este casamento pois a noiva, Princesa Isabel de Aragão, filhas dos Reis Católicos, pernoitou nesta casa nas vésperas do casamento, assim como outros ilustres convidados. Mas neste convento também fizeram estadias todos os reis portugueses a partir de D. Afonso V até D. Sebastião. Mas ao lado da capela encontramos uma fonte batizada de Garcia de Resende, e uma oliveira centenária que merece ser observada. Marca importante é a imponente igreja que foi alvo de cuidadoso restauro e principal espaço artístico para ver cuidadosamente. Ainda um claustro para meditar!
Claustro
Altar mor da igreja
Ficar neste convento hotel é como mergulhar num poço de cultura. A dinastia de Avis fica-se a conhecer se explorar as marcas e os espaços deste local. De recordar que o convento tinha uma hospedaria especial onde a família real se alojava. Aqui chegaram a realizar-se as Cortes de 1481. Depois, é explorar e tentar descobrir todos os episódios que marcaram a nossa história. Quem quiser ir mais longe tem um extraordinário livro “Convento do Espinheiro, Memória e Património” que pode adquirir no local, e ainda o livro “Mosteiro de Nossa Senhora do Espinheiro” de António Fernando Marques.
Entrada para o hotel
Por outro lado a experiência gastronómica de muita qualidade revela-se como um exemplo de como, salvaguardado a tradição, corajosamente apresentam soluções contemporâneas bem resolvidas. Desta vez jantei uma refeição especial com uma ementa, das comemorações do 10º aniversário da abertura do hotel, confecionada a quatro mãos orquestrada pelo chefe de cozinha local Bouhazza Bouhlani e um chefe de cozinha convidado, Louis Anjos do Suites Alba do Algarve. Jovens chefes promissores e com um percurso cuidado. E são daqueles que estão na cozinha garantindo a boa execução culinária.
Imagem de N. Sra do Espinheiro à entrada da sala de estar que dá acesso aos bares e restaurante
A prestação de serviços de alimentação e bebidas é primorosa. Desde asa boas vindas no quarto, ao jantar e pequeno-almoço. Será porque existe uma imagem de N. Sra do Espinheiro na entrada da sala que dá acesso aos bares e restaurante?
Detalhe das boas vindas no quarto
Eis o jantar, indicando o nome do prato, o nome do chefe que criou, e o vinho que acompanhou:
Manteiga de polvo
Filete de carapau em sabores de salda montanheira
Louis Anjos
Comenda Grande Sauvignon blanc 2013
O Xerém e o salmonete
Louis Anjos
Herdade Grande B 2013
Sorbet de vinho do Porto com tosta de amêndoa
Bouazza Bouhlani & Louis Anjos
Texturas de pato num puré de figos
Bouazza Bouhlani
Conde D’ Ervideira T Reserva
Tartelete de requeijão num creme de mogango e gelado de manjericão
Bouazza Bouhlani
Licoroso H. Fonte Coberta
E Évora aqui tão perto! De que estão à espera?
Os heróis da festa, chefes de cozinha Bouazza Bouhlani e Louis Anjos
Parabéns aos chefes e suas equipas, à diretora Maria Carapinha e a todos os que trabalham nesta casa de sucesso.
© Virgílio Nogueiro Gomes
Convento do Espinheiro, A Luxury Collection Hotel & Spa
Tl 266 788 960