FEITORIA

Há restaurantes que nos fazem salivar antes de lá chegar. É o caso do Feitoria onde me habituei a fazer refeições de exceção, e sempre com novidades surpreendentes. E desta vez foi mais uma experiência inesquecível pela criatividade e qualidade da execução culinária. E é mais um exemplo de que comer num hotel é, quase sempre, uma mais-valia.
O chefe de cozinha, João Rodrigues, é um valoroso jovem do qual tenho acompanhado a carreira em especial desde o Pragma de boa memória. Tem desenvolvido um programa de escolhas de produtos e técnicas culinárias onde sobressai a simplicidade e a evidência de tantas tradições portuguesas. É um bom exemplo de como a cozinha portuguesa evoluída também pode ser abrangida pelas estrelas Michelin. Eu sei que há os críticos que me perguntam se não fiquei com fome. Significa que nunca lá estiveram. E se não foi muito caro; respondo que num restaurante só é caro quando não valeu a pena! Continuo a não saber bem o que significa a relação preço/qualidade. Respondo que nestes caos a relação em cause é do preço/prazer. Ir a restaurante deste não é só para nos alimentarmos. É especialmente para nos satisfazermos com um variado leque de emoções.
Sem mais comentários eis a refeição com a qual tive muito prazer. De realçar que aqui não é suficiente a preocupação da estética do gosto e da sequência das iguarias, mas também a estética da mesa. E um serviço irrepreensível.

Melão, hibiscos e lima

Tártaro de carapau e tomate

Copita de Barrancos, queijo de Azeitão e gel de azeitona

Variedade de pão

Manteigas de vaca e de ovelha

“Alhos e Bugalhos”

Fish and chips

Leitão, túberas, espargos selvagens, amido de batata e enguia fumada

“Como um Bacalhau à Brás…”

Cabeças de carabineiros...para prensar

Prensando as cabeças de carabineiros para obter o seu “sumo” e juntar ao robalo

Robalo, carabineiro do Algarve, espargos, âmbar de flor de limoeiro e nage

“Matança de Porco”

Pedro Pinto a expelir o fumo da "Serra da Estrela" feito de carqueja e menta

Maçã, nozes, mel e iogurte

Mignardises para o café

Vinho Branco

Vinho Tinto
Para finalizar, um gesto de grande elegância, foi-me entregue o Menu impresso e assinado pelo Escanção André Figuinha e pelo Chefe Executivo João Rodrigues.
Que mais se pode esperar?
© Virgílio Nogueiro Gomes
Restaurante FEITORIA
Hotel ALTIS Belém
Doca do Bom Sucesso
1400-038 Lisboa
TL 210 400 200 e 210 400 207