Museu da Oliveira e do Azeite

 

 

0az0

Abriu recentemente ao público, em Mirandela, o Museu da Oliveira e do Azeite. Espera-se para breve a sua inauguração bem como a impressão de um catálogo para melhor entendimento do espólio deste museu. A comunicação existente no local, as grandes legendas junto às apresentações são bem elucidativas e garantem a compreensão completa do espaço.

Há anos que se aguardava a conclusão destas obras com projeto do arquiteto Manuel Graça Dias. O museu está instalado na antiga Moagem Mirandelense que, em boa hora, o Município de Mirandela adquiriu para este equipamento cultural. Mirandela é o centro e sede da Rota do Azeite de Trás-os-Montes e tem vindo a desenvolver várias atividades para a promoção e divulgação deste extraordinário “Ouro Virgem”. Já escrevi sobre valioso produto que podem ler clicando aqui. Quem chega a Trás-os-Montes, começa em Murça a ver a imagem ordenada dos olivais, que continuam por Mirandela até Valpaços, Bragança, Vimioso e Macedo de Cavaleiros; depois descendo por Vila Flor, Alfandega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Torre de Moncorvo, Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro, Alijó, Vila Nova de Foz Côa, Tabuaço...

 

 

 

 

0az1

Portugal tem vindo a assistir ao aparecimento de museus associados ao património imaterial. Este é, ainda, um grande elemento da identidade portuguesa. E sabemos como os turistas nos acodem pela nossa comida. Os espaços de património imaterial são especialmente muito visitas pois têm uma linguagem que é mais entendível por todos, é uma linguagem e confronto com questões do quotidiano. Em Itália descobri um guia “Musei del Gusto – Mappa della memoria enogastronomica”, que em 2007 já incluía 84 museus! Por cá temos o Museu do Pão, o Museu do Café e vários museus de vinho. Chegou agora o azeite! Em Trás-os-Montes gostaria também de ver contemplo um museu ao porco, desde as suas origens votivas à sua utilização completa.

Vejamos algumas imagens, sem legendas, do Museu da Oliveira e do Azeite, que não representam a totalidade dos espaços. Espero que vos abra o apetite para uma visita ao museu.

 

 

 

0az2

 

0az3

 

 

0az4

 

0az5

 

 

0az6

 

 

0az7

 

 

0az8

 

 

0az9

 

 

0az10

 

 

 

0az11

Muito justa a homenagem, atribuindo o seu nome ao auditório, rendida ao saudoso Roger Teixeira Lopes, grande obreiro para a instalação deste Museu

Na receção do Museu da Oliveira e do Azeite podem adquirir várias e excelentes publicações sobre o Azeite e tradições mirandelenses.

© Virgílio Nogueiro Gomes

Museu da Oliveira e do Azeite
Travessa Dom Afonso III

5370-516 Mirandela

 

TL 278 993 616 Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Horários: Verão 10h00 às 18h00 – Inverno 10h30 às 16h30 - Encerra 2ª feiras

 

0az12