plantasnet 

Título: As Plantas e a Alimentação Mundial

Autor: José Eduardo Mendes Ferrão

Edição: Fundação Francisco Manuel dos Santos

ISBN: 978-989-9004-76-4

Em boa hora surgem livros como este. Para além de ser um livro bonito, graficamente bem-apresentado, tem um conjunto de textos que nos devem ajudar a refletir sobre o grande movimento da alimentação mundial.

O livro é dividido em três capítulos: Alimentação: um direito mundial, Para uma dieta equilibrada e As plantas e os Descobrimentos portugueses. O primeiro capítulo tem vários textos desde a reflexão sobre se o direito à alimentação está cumprido até, outra reflexão, sobre se deveríamos regressar a uma alimentação do passado. Não esquecem a questão do crescimento da população mundial até saber se há alimentos para todos. No segundo capítulo uma identificação sobre produtos para uma alimentação mais equilibrada desde as frutas, as gordura, os cereais, as leguminosos e as plantas hortícolas. Para terminar um capítulo dedicado às plantas dos Descobrimentos portugueses. Excelentes ilustrações.

Não tem receitas, nem precisa. Tem informações para o conhecimentos de muitos que estão ligados à área de alimentação que seja produção, as cozinhas, ou comercialização eu, melhor ainda o desenvolvimento de uma agricultura alimentar.

A Fundação Francisco Manuel dos Santos já nos habituou a edições de extrema importância social como patrimonial. Desta vez com um autor bem conhecido para quem anda nestas lides, José Eduardo Mendes Ferrão que tinha já publicado um livro imperdível: “A Aventura das Plantas e os Descobrimentos Portugueses”.

 

© Virgílio Nogueiro Gomes

 

Podem encomendar diretamente à FFMS