100vinhos

Título: 100 Grandes Vinhos de Portugal

Autor: Maria João de Almeida

Editora: Zestbooks

ISBN: 978-989-8729-65-1

Com algum atraso apresento-vos um livro, com leitura degustativa, mas que também é um objeto de arte. Invulgar a sua capa e contracapa em madeira o que lhe dá, literalmente, outro peso. Depois o detalhe da chapa metálica que o identifica. A lombada faz-nos lembrar a forma antiga de os cadernos do livro serem cosidos a linha que se identifica bem. Parabéns por esta construção.

Mas os livros devem valer, especialmente, pelo seu conteúdo. Aqui os textos são sobre vinhos que a autora considera de importância destacável. É verdade, sempre que há escolhas, estas, são uma opção da autora que tem os seus critérios. Qualquer um dos leitores poderá sempre achar que falta um dos seus vinhos de eleição, mas não é esse detalhe que poderá, eventualmente, desvalorizar o livro.

A autora é bem conhecida neste meio e conhecem-se os seus atributos de qualidade em relação ao mundo dos vinhos. Eu sou ainda mais suspeito por ter desenvolvimento de relação na qual a amizade ressalta, e o respeito se mantém. Não será por isso que não deva sugerir e enaltecer esta obra. Não há uma hierarquia classificativa dos vinhos. Estes são apresentados por ordem alfabética da sua denominação ou título de rótulo. Para cada vinho há uma pequena história da quinta produtora, alguns detalhes relacionados com o título do vinho e, para finalizar, as características do vinho e especialmente os seus elementos diferenciadores.

Parabéns à autora e à editora. Livro que nos enriquece o conhecimento de vinhos e poderá ajudar-nos a melhor construir a nossa garrafeira.

© Virgílio Nogueiro Gomes