opoderdosalimentos  

Título: O Poder dos Alimentos

Autor: João Rodrigues

Editora: MARCADOR / Presença

ISBN: 9789897545580

Surgem com frequência livros sobre os alimentos e dietas da moda. Este livro sai da vulgaridade e apresenta-se de uma forma diferente e educativa.

De facto, desde a Antiguidade, que sabemos a força de alguns alimentos ajuda na prevenção da saúde e de alguns alimentos tinham já conhecimento do seu poder curativo. O autor é conhecido não só pelos livros anteriormente publicados, Duelos de Alimentos e Tradicional e Saudável, mas também pelo seu blog “Mundo da Nutrição”.

Este livro marca muitas diferenças. Escrito de uma forma facilmente percetível, passa bem a mensagem de como os alimentos nos podem ajudar. E, para muitos, poderá ser um documentos para reestruturar a sua alimentação conforme “maleitas” que já os preocupam.

Depois de uma primeira informação “Alimentação na saúde e na doença”, um alerta para a saúde e como os alimentos podem contribuir para o nosso bem-estar. Segue um capítulo “Alimentos… Para lá dos nutrientes”, inclui informação sobre os Antioxidantes, Compostos anti-inflamatórios, Anti nutrientes e A confeção culinária. No capítulo seguinte “Preservar a saúde”, com abordagem sobre a Longevidade, a Capacidade cognitiva e o Sistema imunitário. Continua com o capítulo muito importante “Prevenir a doença” e casos delicados como: Inflamação, Fadiga/Falta de energia, Hipertensão arterial, Hipercolesterolemia, Doenças cardiovasculares, Cancro, Diabetes, Obesidade, Anemia, Gota, Problema de tiroide, Queda de cabelo/Cabelo fraco e unhas frágeis.

Os capítulos que seguem dizem já respeito às Doenças do sistema nervoso central: Depressão, Hiperatividade e problemas de sono/insónias. Depois as Doenças do sistema digestivo: Cárie dentária, Aftas, Mau hálito, Gastrite, Refluxo gastroesofágico, Diarreia, Obstipação, Síndrome do cólon irritável, Flatulência (gases), Esteatose hepática (fígado gordo), e Litíase biliar (pedras na vesícula). As Doenças do sistema urinário: Litíase renal (pedras nos rins), Insuficiência renal e Inflamações/infeções urinárias. Para terminar as Doenças dos ossos, articulações e músculos: Osteoporose, Problemas articulares e Cãibras.

Apresentei a listagem para tentar convencer alguns de que a alimentação ou a organização de regimes alimentares nos podem muito na qualidade de vida e com mais saúde.

Estes aconselhamento não devem de deixar de consultar, também, médicos que nos acompanhem na cura de doenças.

Parabéns ao autor pela clareza da escrita, os seus conteúdos e a exemplificação organizada de alimentos para cada caso / situação. Transcrevo o subtítulo do livro: As melhores escolhas alimentares para uma vida longa e saudável”, verdadeira mensagem do livro.

© Virgílio Nogueiro Gomes