Seleção Nacional de Cozinha

acppa 

Duas Medalhas de Bronze para a Seleção Nacional de Cozinha

Equipa Júnior de Competição Culinária da ACPP distinguida nas provas “Chefs Table” e “Restaurante das Nações”, e obtiveram 2 Medalhas de Bronze. Trago esta notícia como um bom presente de Natal pois os meios de comunicação social pouco disseram.

A Seleção Nacional de cozinha terminou a participação no campeonato do mundo somando mais uma conquista, nos eventos que aconteceram no Luxemburgo..

A Equipa Júnior de Competição Culinária conquistou bronze nas provas Menu “Chefs Table” e Menu “Restaurante das Nações”, apresentando pratos com lista completa em baixo.

Desta equipa de jovens talentos fazem parte Mariana Barroso, Marta Nunes, Daniel Passos, Gonçalo Vicente, João Duarte, Pedro Leiria, André Serra e Tomás Pereira, sob orientação do Chef Jorge Fernandes (Capitão) e do Chef Hélio Gonçalves (Sub-Capitão). Da equipa nacional fazem ainda parte o Chef Carlos Madeira e o Chef Paulo Pinto, em representação da ACPP – Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal, bem como o Chef Tiago Silva, que apoiou os elementos da equipa Júnior.

 

 

 

acppb

Chegada ao local das provas

A Expogast e o Culinary World Cup chegaram oficialmente ao fim, o evento reuniu chefs e entusiastas de cozinha de todo o mundo. Com mais de trinta mil visitantes, a edição deste ano decorreu num cenário de pura emoção e entusiasmo. A cerimónia de encerramento terminou com a entrega do prémio à melhor equipa nacional do Campeonato do Mundo de cozinha 2022, a Seleção Culinária Nacional da Suíça.

Segundo o capitão da equipa, Jorge Fernandes, “a participação foi muito positiva, melhoramos a classificação final em 5 lugares relativamente ao campeonato de 2020, neste tipo de competição não são permitidos erros, e o nível de exigência é bastante elevado. Para a equipa júnior esta experiência é uma aprendizagem fundamental tendo em conta que deste grupo vão sair os futuros elementos da equipa sénior”.

O Chef Paulo Pinto secretário-geral da ACPP – Associação de Cozinheiros Profissionais, que acompanhou as equipas nesta competição sublinha: “É enorme o nosso orgulho nesta equipa e a forma como demonstraram toda a sua dedicação, empenho, resiliência e criatividade durante estes dias de competição. Estão todos de Parabéns quer a título individual, quer coletivo, por contribuírem para elevar o nome e a qualidade da gastronomia portuguesa no contexto internacional”.

 

 

 

acppc

Membros da Direção da ACPP que acompanharam a equipa

Eis os pratos apresentados:

 

Menu Restaurante das nações

Entrada

Robalo assado com molho beurre blanc e caviar, Tártaro de robalo com aipo e malagueta, Croquete de ameijoa á Bulhão Pato com maionese coentros.

Prato principal

Lombinho borrego assado, Terrina de batata e trufa, Perna de borrego estufada com legumes, Molho Moscatel com fígados.

Sobremesa

Tiramisú cremoso, Bolo quente de chocolate e avelã, Gelado de avelã e molho toffee.

Menu Chefs Table

Finger Foods

Frios

– Panna cotta de queijo cabra com alperce e avelã

– Terrina de foie gras, Pão de especiarias e vinho do Porto

Quentes

– Vieira com cenoura, laranja e caviar

– Croquete de borrego, Ras el Hanout e geleia hortelã

Travessa

– Terrina de Lavagante e aneto, Brioche com legumes e trufa, Chutney de kumquats

– Espadarte fumado com tinta de choco, Tartelete de beterraba e laranja, Espuma de ostra, Salada verde e rebentos.

Prato Principal

Entrecôte maturado assado, Mil folhas de cogumelos, Alcatra a baixa temperatura com carvão, Souflé de espargos, Molho bearnês

Sobremesa

Bolo quente de especiarias, Parfait de maçã e citronela, Gelado de toucinho do céu.

 

 

 

 acppd

 Chegada a Lisboa

Ao longo dos últimos 30 anos os patrocinadores das Equipas Competição Culinária ACPP MAKRO PORTUGAL, UNILEVER FOOD SOLUTIONS, Xpepper e Seafood from Norway acompanham este projeto, apoios sem os quais seria impossível levar Portugal às maiores competições de culinária do mundo.

Sobre as Equipas Competição Culinária ACPP

 

As Equipas Competição Culinária ACPP surgiram pela primeira vez em 1992. Um grupo de Chefes portugueses tomava a iniciativa de se juntar e levar Portugal à maior competição de culinária do mundo: as Olimpíadas de Culinária, realizadas na Alemanha. A tradição portuguesa era assim levada ao mundo das competições, surgindo entre dezenas de outros países. Portugal juntava-se a várias culturas e histórias, juntas por uma mesma razão: a cozinha de alta competição.

Existem duas Equipas Competição Culinária ACPP, uma júnior (com jovens até aos 25 anos) e uma sénior (a partir dos 25 anos). As regras de participação nas competições internacionais de culinária ditam a separação por idades, separando assim os níveis de exigência. Numa equipa júnior os cozinheiros são ainda muito jovens, com uma preparação num estado evolutivo e, muitas vezes, ainda a terminar os cursos de cozinha.

Eis os palmarés acumulados, medalhas, das nossas Equipas de Culinária desde 1992:

Provas Quadrienais Mundiais:

7 Prata; 21 Bronze

Outras Provas Mundiais:

2 Ouro; 14 Prata; 13 Bronze

Parte do texto e imagens cedidas pela ACPP.

Na ACPP, rua Santana à Lapa 71A, em Lisboa, tem uma Biblioteca Gastronómica disponível para consultas no local.