Menus do Palácio Chigi
O Palácio Chigi localiza-se numa zona central de Roma entre a Piazza Colonna e a Via del Corso. A sua construção iniciou-se em 1562 e terminou em 1580. Inicialmente contou com o projeto de Giacomo della porta e foi concluído já com Carlo Maderno. A propriedade era da família Aldobrandini. Em 1659 foi adquirido pela família Chigi que deu o nome ao palácio que ainda hoje mantem. Em 1878 foi a embaixada e residência do embaixador austro-húngaro. Em 1916 o palácio foi adquirido pelo estado italiano e instalou aí o Ministério dos Assuntos Coloniais. Alguns anos depois foi a residência oficial do Ministro dos Negócios Estrangeiros. Desde 1961 é a residência oficial do Presidente do Conselho de Ministros.
Capa do livro
O livro que está na imagem foi escrito pelo Marchese Luigi Tarentini Troiani di Maruggio, epicurista reconhecido com livros publicados e este ligado à organização nos banquetes que decorreram no Cerimonial da Presidência do Conselho de Ministros. Para além da apresentação dos menus, adiciona para cada prato a receita para a confeção, declarando-se fascinado com as preparações culinárias. Tenho pena que o livro não esteja ilustrado com os menus que são tradição aparecerem nos banquetes. O autor apresenta o nome do convidado de honra, dá o menu e os vinhos de acompanhamento, apresenta algumas receitas, e descreve os vinhos. Tive a sorte em ser presenteado com este livro pelo meu amigo João Diogo Nunes Barata que foi Embaixador De Portugal em Roma.
Imagem do Palazzo Chigi
Foto © https://commons.wikimedia.org/wiki/User:DellaGherardesca
Selecionei os três menus com os quais foram honrados ilustres portugueses, que identificarei caso a caso, tendo o cuidado de traduzir, o melhor possível, os pratos servidos.
Jantar em 11 de novembro de 1974 oferecido pelo Honrado Presidente do Conselho de Ministros, em Honra de Sua Excelência o Senhor Vitor Alves, Vice-Primeiro Ministro de Portugal
Villa Madama
Presunto
Risoto com Cogumelos
Escalopes com Limão
Bolinhos Gelados
Molho de Chocolate
Pinot Grigio Gradnik 1972
Chianti Melini Granaio 1970
Jantar em 18 de fevereio de 1977 oferecido pelo Presidente do Conselho de Ministros em Honra de Sua Excelência o Doutor Mário Soares, Primeiro Ministro da República de Portugal
Villa Madama
“Ristretto” em Taça
Filete de Rodovalho
Enformado de Alcachofras
Semifrio de Laranja
Pinor Grigio Angoris 1974
Rivera Castel del Monte 1975
Spumante Ferrari
Almoço em 8 de maio de 1990 oferecido pelo Presidente do Conselho de Ministros Giulio Andreotti em Honra de S. E. Anibal António Cavaco Silva Primeiro Ministro da República Portuguesa
Palazzo Chigi
“Bresaola” * com Rúcula e Parmesão
Macarrão com Tomate e Basílico
Filete de Porco com Ervas
Legumes da Estação
Baba com Creme de Zabaione
Pinot Grigio del Collio
Dolcetto delle Langhe
Cinzano Riserva Marone
*Bresaola é uma carne seca ao ar livre, habitualmente com carne bovina, e envelhecida por dois ou três meses até se tornar rígida e adquirir uma cor vermelho-escura, quase roxa. A bresaola é preparada com cortes da parte traseira do boi, sendo magra e macia.
Os dois primeiros banquetes decorreram em Villa Madama e apenas o terceiro no Palazzo Chigi. A Villa Madama, situada nos arredores de Roma, é propriedade do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Itália e é utilizada como local de eventos de Estado. O projeto inicial deste edifício foi do Papa Leão X (Giovanni de Médici) e continua com o seu primo Guilio de Médici que depois foi Papa com o nome de Clemente VII. Mais tarde pertenceu a Madame Margarida de Parma, filha natural do Imperador Carlos V.
Imagem de Villa Madama
Foto © https://www.flickr.com/photos/worldeconomicforum/8139696212
Boas Férias!
© Virgílio Nogueiro Gomes