FISH, do JNçQUOI

 

Abriu recentemente o novo restaurante da família JNçQUOI, especializado em peixes e mariscos, mas que tem também duas carnes (frango e novilho) para os irredutíveis que não abdicam de carne nas refeições principais.

 A decoração é muito cuidada, agora em azul e branco, simples e elegante, e a cozinha é uma espécie de “aquário” no meio da sala onde se podem observar as tarefas culinárias. Dispõe ainda uma mesa gelada para apresentação dos peixes que podem ser servidos grelhados, assados no forno de forma tradicional ou à portuguesa, e ainda outras formas de confeção.

À frente deste projeto estão dois chefs que não necessitam apresentação pois, nos seus percursos profissionais, sempre nos presentearam com muita qualidade: António Boia e Filipe Carvalho. A lista é de conforto, e de luxo. Já lá almocei e vou apresentar alguns pratos que me alegraram a alma e o corpo.

 

 

fish1

Aspeto geral do restaurante

 

A lista leva-nos para a cozinha emblemática portuguesa e introduz, também, para algumas referências internacionais como por exemplo o “Camarão à Joel Robuchon” em homenagem ao grande chef francês, como o “Carpaccio Quente de Tamboril à GIGI”, referência ao ilustre e conceituado chef que eleva o tratamento do peixe e do marisco ao seu melhor expoente. Os peixes frescos ou do dia, podem ser confecionados grelhados, cozidos ao vapor ou assados no forno “à portuguesa” como um goraz que tive a oportunidade de consumir. Disseram-me que esta forma de confeção é a mais solicitada.

 

 

fish2

A cozinha

 

Vejamos alguns exemplos que me foram servidos em degustação:

 

 

fish3

Pastel de Bacalhau com Caviar e Molho Tártaro

 

 

fish4

Camarão à Joel Robuchon

 

 

fish6

Cherne Corado com Gamba Branca do Algarve sobre Espinafres e Chanterelles

 

 

fish7

Filete de Peixe (do Dia) com Tártaro de Camarão Vermelho e Arroz de Tomate

 

 

fish5

Polvo Assado à Lagareiro

 

 

fish8

Baba de Crocodilo

 

A lista é muito mais extensa e para descobrir as restantes propostas nada melhor do que ir ao restaurante e experimentar. Apetece-me citar as palavras da minha saudosa amiga Maria de Lourdes Modesto quando almoçou no JNçQOUI Avenida pela primeira vez: “Finalmente vejo a cozinha portuguesa apresentada com luxo”, que contemplava as confeções e o serviço. Depois ainda voltou para comer “cabrito estonado”.

Fotos cedidas pelo restaurante.

Bom Apetite!

 

© Virgílio Nogueiro Gomes

Restaurante JNçQUOI FISH

Av. da Liberdade, 189

1250-096 Lisboa

TL 215 931 000