Mais um dia bem passado no Peixe em Lisboa e com um Sol radioso. Fiz um almoço de boa conversa com o meu Amigo Carlos Capote e tranquilamente almocei:
(Salada de polvo do Restaurante Assinatura, Lisboa)
(Filte de peixe-galo e puré de xerovias, do Restaurante A Travessa de Lisboa)
(Trouxa de bacalhau do Restaurante A Travessa, de Lisboa)
Depois de almoço fui para o Auditório assistir a uma das novidades desta edição: “Fruta em Lisboa nas 4 Estações: Inverno”. As frutas para a s demonstrações culinárias foram a laranja, o ananás e a maçã. Para o elogia e definição estas frutas intervieram os membros do painel identificados na legenda da foto. As apresentações culinárias estiveram a cargo do Chefe Nuno Diniz, da York House de Lisboa, que trouxe como convidado o Chefe Rui Martins do restaurante Quinta del Rey de Vizela.
(Joaquim Rodrigues produtor da Laranja de Silves, Susana Costa da Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça, Cristina Oliveira Professora de Fruiticultura do ISA e Duarte Calvão, director do Peixe em Lisboa)
(Recriação de um Pastel de Molho com carabineiro, infusão de hibísco e laranja sob várias ormas e texturas, Chefe Nuno Diniz)
(Num elogio aos Açores, Barrida de atum fumada com chá verde Gorreana, escabeche de ananás dos Açores, creme de sopa azeda do Pico, do Chefe Rui Martins)
(Phò, sopa de inspiração oriental com pampo e maçã de Alcobaça sob várias formas, do Chefe Nuno Diniz)
Estes pratos saberão melhor se acompanhados por vinho.
Não se esqueçam de consultar o programa.
© Virgílio Nogueiro Gomes