Não, não mudei o caminho das minhas crónicas habituais. Leiam até ao fim e vejam como vamos encontrar comida na sua excelente execução.
 
alt
 
A Mulher que Venceu Don Juan, de Teresa Martins Marques, da Editora Âncora
 
 
O título da crónica é também o título de um livro que foi lançado em Lisboa, a 7 de dezembro, estando eu já na fuga habitual aos rigores do inverno, e aproveitando para deixar de ver e ouvir os dramáticos noticiários televisivos. A sua autora é Teresa Martins Marques, de quem tenho a sorte de ser amigo, e a certeza de que também ela é minha amiga. Em vésperas de eu partir ainda teve tempo de me entregar o livro na Pastelaria Versailles onde acompanhámos um chá com uma fatia de Bolo-rei. O livro revelou-se numa forma original como folhetim no FaceBook, e agora em livro. O seu conteúdo, ficcionado com muitas realidades, remete-nos para questões de vivência familiar e social, diferentes tipos de violência, problemas de retaguarda complexa e aparência dúbia que todos nós conhecemos mas que raramente queremos esclarecer. Onde há verdadeiras vítimas. Raramente temos coragem para identificar e enfrentar os falsos Don Juans, ou melhor, não queremos assumir as patologias dos outros que envolvem dramas emocionais. E vivemos num mundo de muitas hipocrisias. Este livro não é de uma escrita “feminista” mas os relatos de uma mulher que descreve outras, mas heroínas. Um livro para todas as mulheres e todos os homens esclarecidos. Ou, quem sabe, os ajude a esclarecer.
 
 
alt
 
Fortaleza do Guincho
 
 Não vou revelar detalhes do enredo, apenas que se trata de uma realidade que pensamos estar, sempre, mais longe de nós. Se isto não bastasse, e perdoem-me o interesse, eu surjo por duas vezes no livro. Porque o livro também tem quotidiano. E eu contribuo para um prazer quase no final, numa refeição real, onde todos os detalhes são reais do menu, ao prémio do chefe de cozinha. Estamos na Fortaleza do Guincho.
Para compensar, e aproveitar os maravilhosos dias de Sol que antecederam a minha fuga para o Brasil, estive a almoçar no Restaurante da Fortaleza do Guincho, e aqui vos deixo o relato do que foi esse repasto para vos abrir o apetite:
 
 
alt
 
Polvo da nossa costa
 
 
 
alt
Vieiras marinadas, mousseline de funcho e aipo crocante com limão confitado
 
 
alt
 
Foie gras em gelatina com citrinos
 
 
alt
 
Pregado cozido em vapor, bivalves da Ria Formosa e aipo, caldo perfumado com combawa
 
 
alt
 
Daquoise e cremoso de coco, ananás marinado com gengibre e limão da Pérsia, sorvete de manga
 
 
alt
 
Macaron de framboesa, mascarpone perfumado de violeta, sorvete de litchie
 
 
alt
 
Mignardises para o café
 
 
alt
 
Um atrevimento trazido por mim: Marrons Glacés confecionados em Trás-os-Montes
 
Mais uma vez aplausos para Vincent Farges e sua equipa.
 
BOM ANO 2014
© Virgílio Nogueiro Gomes