copiaruipaula.jpg 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Autores: Celeste Pereira, Texto

             Nelson Garrido, Fotografias

 

Editora: Quidnovi

 

Não é meu hábito sugerir livros de receitas. No período natalício são tantos os livros publicados, a maioria de receitas, que é impossível ter opinião segura sobre todos eles. Quanto a mim os livros de receitas têm muito a ver com os apetites individuais e os destinos que cada lhes quer dar. E quantos livros de receitas têm na capa figuras públicas só para promoverem o livro indiferentes ao seu conteúdo?!

O livro que agora sugiro também tem receitas e fotografia excelente. Graficamente também a merecer elogios, apesar de eu não ser fã destes tamanhos. É difícil de arrumar, e não é prático para ir para a cozinha experimentar as receitas.

Mas o que me leva a sugerir este livro, é o texto das primeiras oitenta páginas redigidas, naturalmente, pela autora após longas conversas com o Chefe Rui Paula. É através deste texto que entendemos o percurso e aventuras do Chefe. E quais os elementos que determinaram a sua cozinha. Nunca é demais referir que esta cozinha de referência moderna só é possível executá-la que conhecer muito bem as raízes da cozinha local, e saber dar o tratamento ideal aos seus produtos. É, como diriam os franceses, o domínio do “terroir”. Outra referência importante é a memória dos actos conviviais em família marcados pelos momentos das refeições. Eis os três elementos de um triângulo que marcou, e educou, o seu gosto: a terra, os produtos e a família. Naturalmente que o vinho desta região nobre tem um peso determinante na sua cozinha. Uma cozinha revisitada.

Não esquece o tributo a dois dos grandes Chefes portugueses que o encaminharam na fase inicial da sua aventura culinária: Miguel Castro e Silva e José Cordeiro.