frutas 001.jpg 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Autor: Adam Leith Gollner

 

Editora: Larousse Brasil

 

ISBN: 978 – 85 – 7635 – 418 – 5

 

 

Ora aqui temos um tipo de livro que me entusiasma. À laia de “romance” o autor transmite-nos uma história de cada fruta do Novo Mundo, e detalhes e utilização das mesmas. Claro que os que mais gostam de ler as edições originais, têm em inglês com o título “The fruit hunters: a story, adventure, commerce and obsession”. A edição que vos proponho é brasileira e tem uma excelente tradução.

Se repararmos nos capítulos do livro eles são: Natureza, Aventura, Comércio e Obsessão. Curioso é o Prólogo, com o título “Culpem o Brasil” onde explica o fascínio por este país, citando Jean Levy que “ficou convencido de ter encontrado o Éden em um campo de abacaxis no Brasil”.  Cita ainda o explorador português Rui Pereira que em 1560 “anunciou que o Brasil era oficialmente o paraíso na terra.” Eu não sei o que é o paraíso, mas que o Brasil é um deslumbramento da Natureza isso acredito. Mas o autor não se fica só pelo Brasil e viaja por outros continentes, e utiliza situações históricas como o facto de “Adão e Eva, escolheram o sabor efémero de uma fruta em detrimento do paraíso eterno.”

Permitam-me sugerir que leiam o livro como se lê um romance. E depois, à medida que surgem informações a reter, utilizar marcadores ou um simples lápis para sublinhar como eu tenho o hábito de fazer.

O livro dispõe de um Índice Remissivo, muito bem elaborado e que facilmente nos remete para a fruta que queremos analisar. Assim podemos descobrir história de abacates, abacaxis, açaís, ameixas, amoras-pretas, amoras, … até às uvas.

Para ler, reler e guardar como informador.

© Virgílio Nogueiro Gomes