Autor: Richard C. Morais

 

Editora: Edições D. Quixote

 

Preço: € 15

 

 

Não é uma novidade. Mas possivelmente passou desapercebido na confusão de novidades, e lançamentos natalícios. Um romance de lamber os dedos. A saga de uma família errante, com os seus sucessos. Eu sou suspeito pois aprecio muito a Índia e as atitudes do seu povo. A forma de estar na vida, e a forma de lutarem contra certas adversidades.

O autor é de origem portuguesa mas tem vivido no estrangeiro. Escreve na Forbes e esteve durante muitos anos em Londres como chefe do departamento europeu daquela revista. Este livro é o seu primeiro romance e alcançou um grande sucesso.

O livro é sobre as aventuras de uma família indiana, que depois de um sucesso comercial com um “sítio” de comidas em Bombaim, vem para a Europa, primeiro em Inglaterra e depois em França onde se estabelecem com um restaurante. O local não foi uma escolha, direta ou estudada. Foi o destino e um impulso momentâneo que perturbou as estruturas locais onde havia um restaurante de referência que se sente perturbado com os novos vizinhos. A família indiana é confrontada com algumas reações da população local. Quando o Presidente da Câmara é questionado pela proprietária do outro restaurante o que estava a fazer (frequentando o restaurante indiano, e não devendo encorajar os estrangeiros), ele apenas responde: “Porque a comida é excelente.” Não vos vou contar a história toda. Quando se começa a ler este livro, não apetece parar. A minha curiosidade em relação a esta família despertou-me tanto entusiasmo que rapidamente consegui acabar de o ler. Mas o atrativo especial deste livro são as descrições, tão reais, e tão variadas em relação aos produtos culinários, que parece estarmos a sentir os cheiros, a salivar sem comer…

Possivelmente o melhor romance dos últimos tempos em que a cozinha está sempre presente. Apetece perguntar ao autor: para quando o novo romance?

© Virgílio Nogueiro Gomes